Há quem diga que a vida é uma festa. Outros alegam que a vida é dura e a festa existe para dar uma aliviada nessa dureza. Alguns fazem festa para celebrar, celebrar uma promoção, um nascimento, uma conquista, a vida!
Nós preferimos acreditar que a festa faz parte do ser humano e é por isso que "Queremos festa"!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aniversários na Europa e nos Estados unidos, como geralmente são? #parte 1

Quem nunca foi buscar inspiração em sites internacionais para suas festas levanta a mão! Quem nunca largou comentários do tipo "as festas lá fora são tão mais lindas!" dá um OI!!!

Pois é, hoje mais do que nunca buscamos referências em todo o mundo para que nossas festas brasileiras e animadíssimas fiquem ainda melhores. Por aqui, dois tipos de festa prevalecem, uma é a mega festa, para muitos convidados, salão de festas decoradíssimo, luzes, e tudo mais que temos direito. A outra, festas intimistas, para poucas pessoas, mas não menos produzida, no melhor estilo "faça você mesmo". Mas e lá fora, na Europa, nos Estados Unidos? Como são as festas? O que é mais comum?

Conversamos com duas brasileiras que moram há alguns anos no exterior e que nos contam como geralmente acontecem as festas por lá.

Aqui na França não se costuma fazer uma "festa" de aniversário para crianças com participação de adultos e afins. Existe o "goûté" de aniversário, que nada mais é do que um lanchinho onde os pais da criança convidam os coleguinhas de classe pra brincar à tarde com o aniversariante, conta Daniela Malherbe, que mora a mais de 7 anos na França e é mãe da pequena Valentina de 1 e 2 meses.
Segundo ela, é muito comum que os pais dos convidados não participem do evento, eles levam as crianças e as buscam no horário determinado pelos pais do aniversariante. O bolo é o mais simples possível, muitas vezes nenhuma decoração, apenas com velinhas. Balas, batata frita, sucos e poucas bolas são os itens mais comuns nas festinhas. O foco das festinhas é fazer a criançada brincar, suar... e para isso, dependedo do espaço, os pais organizam varias atividades como corrida de saco, pesca, pegar a maçã com a boca numa bacia.

Como boa brasileira, Daniela, na festinha para 25 pessoas da sua pequena, tentou fazer o mais parecido possível com as festas da sua terra. Buscou o tão famoso estilo provençal, que apesar de ter influência européia, não existe lá. Em alguns itens acabou recorrendo a mãos brasileiras como por exemplo a arte gráfica ficou por conta da Vika Matos Designs (Brasil), lembrancinhas e topo de bolo em biscuit por Luciene Coutinho (brasileira que mora na França) e colherinhas de brigadeiro em biscuit por Kyu Matos (Brasil). O tema escolhido foi o Pocoyo, personagem espanhol que a filha mais gosta, mas por não ser muito conhecido por lá, sentiu dificuldade em encontrar itens do personagem. O bolo e doces foram feitos por ela, assim como a decoração, quase tudo encontrado na internet, inclusive a pasta americana. Os salgados encomendados com brasileiros que encontrou pelo Facebook. 

Outra coisa bem interessante é que o espaço utilizado para a festinha foi uma sala na prefeitura da cidade que mora, Serris, que fica a 1 hora de Paris. Segundo ela, lá essa opção sai muito mais econômica, só precisa provar que a pessoa mora na cidade. Para a diversão das 5 crianças da festa, comprou brinquedos e assim celebraram o primeiro aninho de sua princesa. 


 






 Ela também nos enviou fotos do aniversário de 1 ano da Lou, sua sobrinha francesa. Essa sim, um típico goûté francês. Não haviam crianças, apenas os pais e avós. O bolo e os cupcakes foram feitos e decorados pelo avô paterno ( confeiteiro e dono de restaurante).


 

Na sexta, saberemos como a Janaina, que mora na Flórida, celebra os aniversários da sua turminha!

2 comentários:

Daniela Lima disse...

Meu muito OBRIGADA!! Ficou tudo lindo e graças ao talento de vocês (Kyu e Vivi). Dupla de irmas que arrasam!!:)

Unknown disse...

Muito linda ! Uma pena que fora do Brasil as pessoas não investe tanto nas decorações com festa , como no Brasil, trabalhamos com festa a 7 anos e vendemos Painel de Festa infantil para todo o Brasil é esse ano queremos exportar nossos produtos ! Visite nosso site
www.impaktovisual.com.br